sábado, 16 de junho de 2012

Vocação: um chamado e uma resposta de vida - final

Características de um bom catequista


Espiritualidade profunda - rezar e testemunhar o cristianismo, não perder nunca a intimidade com Deus.
Integração na comunidade - participar ativamente de toda a vida da Igreja. O catequista deve exercer o seu ministério de forma continuada e permanente.
Senso crítico - ler,estudar e analisar coerentemente os fatos da Igreja e do mundo. A alienação é um mal que jamais deve tomar o catequista.
Animação - Saber ouvir e dialogar, buscar não mostrar dúvidas e insegurança. animar de tal forma o encontro de catequese, que leve o catequizando a um conhecimento gostoso da doutrina da igreja.
Qualidades humanas - didática... psicologia... equilíbrio... carinho...
Formação doutrinária - Buscar conhecer a doutrina católica, estudar sobre seus diversos aspectos, através de leituras, cursos,etc...
Ser catequista não é ser professor. Aulas são dadas na escola, onde existe uma preocupação de informar o aluno na matéria que se ministra. Encontro de catequese tem a preocupação de anunciar Jesus, levar a uma aproximação maior à Igreja e formar integralmente a pessoa humana.
Por ser considerado pelas crianças como modelo, o catequista deve dar testemunho daquilo que prega. DEVE VIVER O QUE ANUNCIA.
O essencial a um bom catequista é o 
AMOR.
COMPREENSÃO 
CARINHO
DEDICAÇÃO 
ATENÇÃO
PREPARAÇÃO
SERVIÇO


Catequistas esta é a última postagem da série de 4 postagens para a sua formação inicial, este estudo foi preparado pela coordenadora (Anna Ferreira) da catequese da paróquia de Sant'Anna  em Pirapetinga ,MG. Espero que vocês  façam bom uso.Isso é apenas o básico. Continue a sua formação que como já foi falado anteriormente, deve ser permanente. Sempre que for possível postarei novos estudos. Caminhemos!

2 comentários:

  1. oi, Denise! Obrigada pela visita no Catequizando Feliz. Também estou te seguindo. Que lindinho o comentário que você deixou no blog. Fiquei feliz, viu! A catequese é minha casa, e o blog é meu xodó! rs abçs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por este post, o texto é excelente.Parabéns também pelo seu blog, que ele seja veículo para comunicar o amor de Deus e partilhar catequese. Que Deus abençoe sua comunidade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!