quinta-feira, 7 de junho de 2012

Corpus Christi

EUCARISTIA: DEUS FEZ-SE PRESENTE
Tomai, todos, e comei... Tomai, todos e bebei... . É banquete, é festa, porque o próprio Jesus convida seus amigos mais íntimos para participarem de sua intimidade com o Pai e o faz oferecendo uma refeição. É amigo que faz festa para seus amigos. Nessa festa celebra-se a vida.
A intenção de Jesus é clara: comer e beber, celebrar uma refeição, reunir-se em torno de uma mesa na intimidade de amigos, numa relação fraterna, completa, no compromisso de servir, significando o gesto do Lava-pés.
A Eucaristia é o mistério da nossa fé, mas também é o mistério do amor. É o ápice da nossa religião, é o centro e ponto culminante de toda a vida cristã. Cristão é aquele que procura viver, no hoje da vida, aquilo que era a atitude de Jesus, e a atitude de Jesus para com os homens é a mesma atitude do Pai para com o Filho. Pela Eucaristia nós testemunhamos nosso cristianismo, marcado pelos mesmos valores de Cristo. Celebramos nossa intimidade e nossa entrega aos irmãos. Quando celebramos a Eucaristia, criamos Igreja, comunidade, onde Jesus se dá como alimento para todos sem distinção, fazendo florescer em nós os valores dos dons recebidos por Deus e colocados em favor dos irmãos.
A Eucaristia é o sacramento que realiza o que é celebrado: Cristo Ressuscitado continua realizando sua missão salvífica. Continua se entregando por amor. Cristo se dá como alimento para nos fortalecer na caminhada, isto é gesto de amor e de vida. Por isso é o sacramento central da vida cristã. Ela reúne todos em torno da mesa. Assim, celebrar a memória é nossa história.
A Eucaristia é o Memorial da Morte e Ressurreição do Senhor, é o sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, Banquete Pascal, em que se recebe Jesus Cristo. A alma se enche de graças e nos é concedido o penhor da glória futura.
Jesus instituiu a Sagrada Eucaristia na sinagoga de Cafarnaum, depois da multiplicação dos pães com as palavras: o pão que vos darei é a minha carne e a bebida é o meu sangue. Era a primeira Missa.
A Eucaristia é celebrada a cada dia como uma nova oferenda de Jesus. Surgiram no decorrer da história vários milagres, comprovando a presença real de Jesus na Eucaristia, um deles é o Milagre de Lanciano, no século VII, na Igreja de São Legonciano, um monge tinha fortes dúvidas com relação à presença real de Cristo na Eucaristia. Um dia, na missa, depois da consagração, a hóstia que tinha nas mãos se transformou em carne viva, e o vinho em sangue vivo que em seguida se coagulou em cinco grânulos desiguais. Depois de 12 séculos, a carne e o sangue deixados no estado natural, ainda se conservam. Em 1981 foram analisados cientificamente. O resultado: a carne pertencia à espécie humana e é um coração completo na sua estrutura essencial. Com isto Jesus quis mostrar que está ali por amor. A equipe de cientistas, ao ter o resultado da pesquisa, mandou um telegrama ao pároco da Igreja onde se encontram as relíquias, no seguinte teor: E o Verbo se fez carne. As relíquias, estão num relicário, em Lanciano. Todos os que quiserem podem vê-las.
É Cristo mesmo, Sumo Sacerdote eterno da Nova Aliança, que, agindo pelo ministério dos sacerdotes, oferece o Sacrifício Eucarístico. E é também o mesmo Cristo, realmente presente sob as espécies do Pão e do Vinho, que é a oferenda do Sacrifício Eucarístico.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!