Testemunho


Catequizando se aprende a viver...

O encontro da  catequese foi marcado para  minha casa (cada semana vamos à casa de um catequizando)  e preparei tudo  em torno do evangelho do jovem rico ( Lc. 18,18-23).
Nos sentamos na sala da minha casa em meio a almofadas e muito  calor humano.
Todas as crianças estavam falantes como sempre, expressando  suas opiniões e entre elas uma menina se sobressaiu.
Durante a conversa ela me disse : "tia a senhora é rica."
Eu muito ingênua comecei a explicar que tudo que eu tenho de material, foi conquistado com muito trabalho, muitas prestações, a casa era alugada...
Ela cheia de sabedoria me respondeu: " a senhora é rica sim tia, olha essa casa, olha esses móveis, na minha casa falta arroz com feijão"... Eu engoli em seco e prometi ajudá-la. Dei graças a Deus por estar no final do encontro, servi  um lanche e fiquei observando apreensiva a menina se divertir com os colegas como se nada  demais tivesse acontecido.
Naquele dia, Deus, através daquela criança me ensinou a interagir minha fé com mais ação.
A menina, (hoje uma jovem), é órfã de pai e a mãe tem problemas  com o alcoolismo. Acho que nunca a ajudei como merecia, mas, depois de muita luta e dois anos de catequese ,nós conseguimos o que ela mais desejava, ser batizada e receber a primeira comunhão ( eu e meu esposo somos padrinhos) .
Ela não sentiu o desejo de continuar a participar dos encontros de perseverança, mas ainda participa das missas vez ou outra. Sinto que falhei mas não posso forçá-la a nada, me consola pensar que  com a formação familiar que ela tem, o que ela faz já é muito.
Toda vez que olho para ela, sinto que preciso a cada dia melhorar meu lado humano , para que o divino possa acontecer. Não se pode evangelizar sem se comprometer com a vida do próximo, ainda mais se o próximo é seu catequizando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!