terça-feira, 5 de junho de 2012

Vocação: Um chamado e uma resposta de Vida 3

Espiritualidade do Catequista


Espírito é a força que nos convida a viver de corpo e alma. É o Espírito que nos deve animar a partir de dentro na realização de nossa atividade catequética.
Espiritualidade vem de "Epritus" mas também de "Spirare" = Soprar. Sopro é vida. é o que acontece em nossa vida: Um sopro, um ardor, uma unidade, energia de vida.
Espiritualidade é uma vida guiada pelo Espírito; é o cultivo da presença do Espírito, que com a graça de Deus, anima a vida e as ações do cristão e da comunidade, estimulando as iniciativas em favor do Reino de Deus.
Espiritualidade é a capacidade que tem o ser humano de dialogar e entrar em harmonia com os apelos que vêem do interior.
A espiritualidade nos leva a fazer perguntas e encontrar novas respostas. Por isso, em cada situação, em cada realidade é preciso redescobrir a espiritualidade.
O catequista pela sua missão, necessita não só de conhecimento teórico e intelectual, mas, acima de tudo, de conhecimento pessoal e concreto, de intimidade com Deus. O catequista deve viver apoiado pelo Espírito que o faz coerente no seu projeto de vida cristã.
Quando dizemos que alguém não tem "espírito", espiritualidade, queremos afirmar que não tem ideal de vida. É mais um boneco do que uma pessoa ou uma máquina.
A espiritualidade do catequista vai se lapidando a partir das relações que vive através de sua missão catequética. Pelo que ele  é e pelo que ele faz, deve responder às exigências de sua fé.
Uma espiritualidade, uma vida de fé, ajuda a realizar melhor a missão da catequese. Por isso, há uma íntima realização entre a missão do catequista e sua vida cristã. Quanto maior for a sua fé, a catequese será melhor realizada, e quanto melhor for a realização da catequese, mais madura será a fé do catequista.
A nossa espiritualidade não deve ser um departamento ou um compartimento de nossa vida. Ela deriva do nosso ministério que é o serviço da Palavra de Deus em comunhão profunda com a Igreja, sob a luz do Espírito Santo.
A Bíblia é alma; os Salmos são nossa oração privilegiada. Esta é a espiritualidade do discípulo.
Nós devemos alimentar a nossa espiritualidade escutando a Palavra - meditando a Palavra - rezando a Palavra - contemplando a palavra - para agir segundo a Palavra de Deus. É um costume dos monges, que nos ensinaram a leitura orante da Palavra de Deus.
Os documentos da catequese dizem, que não basta apenas entrar em contato com o que se diz de Jesus, mas é preciso entrar em Comunhão com Ele.
Nós catequistas temos que cultivar dois tipos de amor: o amor ao Reino de Deus e o amor aos catequizandos.

A nossa espiritualidade tem vários pontos:
* A Palavra de Deus - que é Jesus
* O Espírito Santo que é o nosso Mestre interior.
* A Igreja, à qual pertencemos e nela exercemos o ministério da Palavra,
* Os catequizandos com quem vivemos o nosso ministério;
*Nossa espiritualidade é a síntese entre nossa vida e fé.

A catequese é o caminho privilegiado de nossa santificação


Refletir:
* Há diversos aspectos para entender a espiritualidade.
*Como você a está entendendo?
* Você percebe que, nós catequistas, temos uma espiritualidade específica? Como comunicamos a nossa esperiência com Deus?
* Na sua vida pessoal como tem se manifestado essa busca de Deus?
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!