domingo, 3 de junho de 2012

Vocação: Um chamado e uma resposta de vida 2



Vocação na Vida do Catequista

O chamado de Deus pode se dar em algum momento decisivo através de uma mediação bem clara.Mas nem sempre é assim, o chamado pode se manifestar ao longo da vida. Deus faz seu apelo, mas não acontece só uma vez, pode haver um apelo muito forte inicialmente, mas, cada vez Deus faz novos apelos e pede novas opções. A vida é dinâmica, como também a vivência da vocação. Novas situações exigem novas iniciativas.

O chamado inicial se deu no seu Batismo. Os que seguem Jesus e são batizados formam a Igreja, ao entrarmos para a comunidade da igreja,assumimos também um compromisso, uma responsabilidade. "Ide, pois ensinai todas as nações; Batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19). E o chamado se fortifica pela Crisma, mas mesmo assim, o chamado vai tomar forma diferenciada e específica pelas situações de vida e pelo chamado de Deus para tarefas diferentes.

Geralmente, o catequista é chamado lá mesmo na realidade em que se encontra, para assumir uma tarefa na sua comunidade: "fazer ecoar a Palavra de Deus", catequizar e anunciar a riqueza que nos foi dada na pessoa de Jesus Cristo e do Reino de Deus que Ele veio inaugurar.

A Vocação do Catequista tem suas exigências
Um sinal de que a gente é chamada a uma determinada tarefa de possuir certas qualidades, supõe também uma preparação dentro das possibilidades humanas. A vocação é graça e Deus sua força, mas também exige da pessoa chamada, esforços, para que Ele possa trabalhar através dela. Aí entra a necessidade de nos prepararmos, de desenvolvermos uma espiritualidade profunda, sólida que faz irradiar a alegria de ser cristão.Implica também em desenvolvermos dons específicos para sermos catequistas competentes, perseverantes e dedicados.

Para refletir

1- Como se deu a vocação de catequista na sua vida? Em que circunstâncias?
2- Quais mediações que Deus usou com você?
3-Como foi a sua resposta? Houve resistências? Como você venceu?

Pra rezar
Ler Jeremias 1, 4-10

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!