Convite à oração
Nesse tempo de preparação para o Natal do Senhor, a liturgia nos convida a uma profunda reflexão sobre a confiança. Ele é um Pai presente e atento às nossas fragilidades, medos e anseios. Comece agora sua oração desejando confiar sempre no Senhor.
Faça uma leitura atenta de Lucas 1,5-25
No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote, chamado Zacaria... Sua esposa ... chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus e cumpriam fielmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e os dois eram de idade avançada. Ao exercer as funções sacerdotais diante de Deus, (...) apareceu-lhe o anjo do Senhor e lhe disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque o Senhor ouviu o teu pedido. Isabel, tua esposa, vai te dar um filho, e tu lhe porás o nome de João. [...] Zacarias disse ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Estou velho e minha esposa já tem uma idade avançada”. O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel [...] Eu fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta boa nova. E agora, ficarás mudo, sem poder falar até o dia em que estas coisas acontecerem, já que não acreditaste nas minhas palavras, que se cumprirão no tempo certo”. O povo estava esperando Zacarias e se admirava com sua demora no Santuário. Quando saiu, não podia falar, e perceberam que ele tivera uma visão no Santuário. Zacarias se comunicava com eles por meio de gestos e permanecia mudo. Passados os dias do seu ofício, ele voltou para casa. Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida e permaneceu escondida durante cinco meses; ela dizia: “Assim o Senhor fez comigo nestes dias: ele dignou-se tirar a vergonha que pesava sobre mim”.
A aparição do anjo mostra que Deus se faz sempre presente na vida de seus filhos e mostra os pormenores de personagens que nos faz reconhecer a ação do Senhor na vida de gente de carne e osso como nós.Com antepassados e tarefas a serem realizadas apesar das suas tradições.Gente de fé mas com dúvidas como a maior parte de nós.Zacarias o pai de João Batista é uma dessas pessoas cumpridoras dos seus deveres, importante junto aos seus conterrâneos e realista como qualquer pessoa sensata deve ser.
Se o anjo aparece ele quer provas de que não foi usado pela sua imaginação.Zacarias vai entender às suas custas o que significa não confiar em Deus. Será que podemos aprender alguma coisa com ele?
Quando o anjo aparece Zacarias pesar do medo escuta as suas palavras e atreve-se-se a interrogá-lo e pedir provas, é fácil cair na tentação de fazer o mesmo, quando escutamos as palavras do Senhor queremos provas, explicações. Depois de cumprir com seus deveres em Jerusalém, Zacarias volta para casa e é testemunha de que a palavra do Senhor não fica sem frutos. Será que você pode dizer o mesmo?
Peça ao Senhor que te permita testemunhar os frutos da Sua palavra em sua vida. Termine a sua oração pedindo a Deus agraça de não fugir diante das suas surpresas ou fale de algum assunto que está te preocupando nesse momento...
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: como era no princípio agora e sempre. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita.Deus te abençoe!