segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Evangelho de 06/08/2018 (Mc 9,2-10)

+Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos

Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si, o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Na Bíblia, a montanha é o lugar onde Deus aparece e o homem sobe para encontrá-lo. A montanha é tão significativa, porque retrata manter distância com os problemas da vida, que ligam o homem, de modo que ele pode ser direcionado para o céu e para as coisas celestiais. Jesus sempre subia à montanha, para orar ou para pregar e especialmente desta vez, ele expressou sua identidade divina no relacionamento com Deus Pai e a história da salvação nas montanhas. A presença de Elias e Moisés representando a Lei e os Profetas é para nós uma manifestação de que a Palavra de Deus é quem deve direcionar a nossa caminhada aqui na terra. O Pai nos recomenda “ouvir” o Seu Filho amado, porque Ele sabe que só Jesus tem para nós as palavras que trazem vida eterna.
Jesus foi transformado. Seu rosto brilhava como o sol, sua roupa era branca deslumbrante, mais brilhante do que qualquer um podia descorar. Ele falou com Moisés e Elias sobre sua crucificação , ressurreição e ascensão em Jerusalém.
Pedro sugeriu a construção de três abrigos, um para Jesus, outro para Moisés e outro para Elias. Esse também é o desejo de todos nós quando tiramos um tempo para nos aproximar de Jesus, queremos ficar para sempre no alto da montanha contemplá-lo.
No caminho descendo a montanha, Jesus ordenou a seus três seguidores que não falassem da visão a ninguém até que ele tivesse ressuscitado dos mortos.
Deus ordenou os discípulos escutassem a Jesus. Eu ouço a Jesus enquanto continuo a minha vida diária?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!