quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Em 1717 três pescadores, após frustrada tentativa de apanhar peixes no rio Paraíba do Sul perto de Guaratinguetá (SP), colheram em suas redes o corpo de uma estátua de Maria SS. e, depois, a cabeça da mesma. A este fato se seguiu farta pescaria, que surpreendeu os três homens. Tendo limpado e recomposto a imagem, expuseram-na à veneração dos fiéis em casas de família.
“E, continuando a pescaria, não tendo até então peixe algum, dali por diante foi tão copiosa em poucos lances que, receosos de naufragarem pelo muito peixe que tinham nas canoas, ele e os companheiros se retiraram a suas moradas, admirados deste sucesso” (cf. Marcondes Homem de Mello, Álbum da Coroação. Brasílio Machado, A Basílica de Aparecida).
Em 1745, a primeira capela dedicada a Nossa Senhora da Aparecida foi aberta para visitação. Anos depois, em 1834, construíram uma Igreja maior. Já em 1930, ela a Santa foi proclamada pelo Papa Pio 11 como Rainha do Brasil e Padroeira Oficial.

A imagem da padroeira se caracteriza pela cor terracota, um sorriso nos lábios, porte empinado para trás, flores nos cabelos, e broche de três pérolas.  Ela foi moldada com argila pelo monge benedito Frei Agostinho de Jesus, com cerca de 4 kg e altura de 40 cm ( com a coroa).
A partir de 8 de setembro de 1904, quando foi coroada, a imagem passou a usar, oficialmente, a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, bem como o manto azul-marinho.

Milagres concedidos por Deus pela intercessão da Padroeira

Diversos milagres cercam a Nossa Senhora, entre eles o de duas velas que iluminavam uma imagem da santa se apagaram e em seguida se acenderam sem que ninguém as tocasse. Esse primeiro milagre aconteceu numa noite década de 1730.

Por volta de 1850, ao passar por uma igreja com a imagem da padroeira, um escravo preso a correntes pediu para rezar, logo, enquanto orava as correntes se soltaram sozinhas.

Outra graça alcançada foi a de uma mãe e filha que  caminhavam às margens do Rio Paraíba, quando surpreendentemente a filha cega de nascença comentou a surpresa com a mãe : "Mãe como é linda esta igreja" Basílica Velha. Daquele momento em diante, a menina passou a enxergar.

Um comentário:

  1. Viva Nossa Senhora Aparecida!!!
    Venha nos visitar:
    http://botefeamor.blogspot.com.br/
    Abraços Fraternos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!