Em 1717 três pescadores, após frustrada tentativa de apanhar peixes no rio Paraíba do Sul perto de Guaratinguetá (SP), colheram em suas redes o corpo de uma estátua de Maria SS. e, depois, a cabeça da mesma. A este fato se seguiu farta pescaria, que surpreendeu os três homens. Tendo limpado e recomposto a imagem, expuseram-na à veneração dos fiéis em casas de família.
“E, continuando a pescaria, não tendo até então peixe algum, dali por diante foi tão copiosa em poucos lances que, receosos de naufragarem pelo muito peixe que tinham nas canoas, ele e os companheiros se retiraram a suas moradas, admirados deste sucesso” (cf. Marcondes Homem de Mello, Álbum da Coroação. Brasílio Machado, A Basílica de Aparecida).
Em 1745, a primeira capela dedicada a Nossa Senhora da Aparecida foi aberta para visitação. Anos depois, em 1834, construíram uma Igreja maior. Já em 1930, ela a Santa foi proclamada pelo Papa Pio 11 como Rainha do Brasil e Padroeira Oficial.
A imagem da padroeira se caracteriza pela cor terracota, um sorriso nos lábios, porte empinado para trás, flores nos cabelos, e broche de três pérolas. Ela foi moldada com argila pelo monge benedito Frei Agostinho de Jesus, com cerca de 4 kg e altura de 40 cm ( com a coroa).
A partir de 8 de setembro de 1904, quando foi coroada, a imagem passou a usar, oficialmente, a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, bem como o manto azul-marinho.
Milagres concedidos por Deus pela intercessão da Padroeira
Diversos milagres cercam a Nossa Senhora, entre eles o de duas velas que iluminavam uma imagem da santa se apagaram e em seguida se acenderam sem que ninguém as tocasse. Esse primeiro milagre aconteceu numa noite década de 1730.
Por volta de 1850, ao passar por uma igreja com a imagem da padroeira, um escravo preso a correntes pediu para rezar, logo, enquanto orava as correntes se soltaram sozinhas.
Outra graça alcançada foi a de uma mãe e filha que caminhavam às margens do Rio Paraíba, quando surpreendentemente a filha cega de nascença comentou a surpresa com a mãe : "Mãe como é linda esta igreja" Basílica Velha. Daquele momento em diante, a menina passou a enxergar.
Viva Nossa Senhora Aparecida!!!
ResponderExcluirVenha nos visitar:
http://botefeamor.blogspot.com.br/
Abraços Fraternos.