terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os Sacramentos em nossa vida - parte 3

Penitência

Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência, obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e ao mesmo tempo são reconciliados com a igreja que feriram pecando.

Quem pode receber este sacramento?
Todos os cristãos batizados que chegou á idade da discrição, é obrigado a confessar seus pecados graves, pelo menos uma vez por ano.e também toda criança antes de receber a Primeira Eucaristia.
Para fazer uma boa confissão é  necessário: fazer um cuidadoso exame de consciência, arrepender-se  dos pecados cometidos e o firme propósito de não cometê-los mais (contrição), dizer os outros pecados ao sacerdote (confissão), e cumprir a penitência (satisfação).

 O ministro deste sacramento
Ao celebrar o sacramento da Penitência, o sacerdote cumpre o mistério do bom pastor, que busca a ovelha perdida: do bom samaritano, que cura as feridas: do Pai que, que espera o filho pródigo e o acolhe ao voltar: do justo juiz, que não faz acepção de pessoa e cujo julgamento é justo e misericordioso ao mesmo tempo.O sacerdote é o sinal e o instrumento do amor misericordioso de Deus para com o pecador.

Benefícios deste sacramento
São a reconciliação com Deus e com a Igreja, a recuperação da graça santificante, o aumento das forças espirituais para caminhar para a perfeição, a paz e a serenidade da consciência com uma  viva consolação do espírito.
Fonte: CIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!