sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SANTOS INOCENTES MÁRTIRES


                       FESTA 28 DE DEZEMBRO

  A celebração em memória dos Santos Inocentes acontece desde o século IV, e foi oficializada por São Pio V no século XVI.
Neste dia a Igreja recorda os meninos inocentes de Belém e arredores, de idade inferior a dois anos, os quais, conforme o relato do Evangelho, foram arrancados de suas mães e assassinados cruelmente, por ordem de Herodes. Embora não tivessem uso da razão, morreram por Cristo Jesus, e por isso a Igreja os honra com o título de mártires. Desde o século VI, a Igreja tem honrado durante os dias do Natal do Senhor aqueles que recebem no Oriente o nome de “Crianças Executadas” e no Ocidente o de “Santos Inocentes”.
Ao venerar estas crianças, que proclamaram a glória de Deus, não com palavras mas com o seu sangue, a Igreja quer, em primeiro lugar, levar-nos à sua imitação sendo testemunhas de Cristo, através do martírio silencioso do cumprimento do dever quotidiano.
Ao lembrar, em plena quadra natalícia, o sacrifício destas «flores dos mártires que se fecharam para sempre no seio do frio da infidelidade» (Sto. Agostinho), quer também dirigir um apelo para que se respeite a vida, em todas as suas manifestações, desde a sua origem até ao seu termo. Na verdade, como lembrou o Concílio Vaticano II, «Deus, Senhor da Vida, confiou aos homens a nobre missão de protegê-la: missão, que deve ser cumprida de modo digno do homem. Por isso, a vida, desde a concepção, deve ser amparada com o máximo cuidado: o aborto e o infanticídio são crimes abomináveis» (GS. 51).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!