quarta-feira, 18 de julho de 2012

NOVENA SANT'ANNA

NONO DIA
ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS (AQUI)

Fato da vida de Sant'Anna

"Minha mãe adoeceu gravemente e desta vez tudo fazia prever que não suportaria a crise. Depois de semanas de cama, piorou. Não a deixávamos nem por um momento, tanto de dia como de noite. Fazíamos o possível para aliviar-lhe as dores que suportava serenamente. Mas também ela nos deixou. Tinha 79 anos. Foi indizível o meu sofrimento. Antes de expirar, ela me disse:_Tu, Maria minha filha, foste a eleita do Senhor. Dá-lhe sempre graças. Deus te abençoou muito ao longo de sua vida. _ Sim, mãe, é verdade, respondi. Eu faço isso sempre: Dar graças ao Senhor é como um impulso natural, é como uma necessidade. _ Continua fazendo o bem, sempre e em toda parte. disto nunca te arrependerás. _Foste tu que me ensinaste mãe. Foste uma grande mestra e a mais terna das mães. Anna continuou: _ E tu José... soubeste acolher em tua vida o melhor e o mais belo que Deus poderia te oferecer. Continua também tu, como Maria, dando graças a Deus e fazendo o bem. é a missão, meus filhos. _ Sim, Anna, agradeço continuamente ao Senhor a sorte que Ele me concedeu e, como tu dizes, farei um pouco de bem onde quer que me encontre, respondeu José. E a ti, meu neto, o que mais poderei dizer-te? E a ti meu neto Jesus...Tu Jesus...minha mãe não pode mais continuar. Já respirava com dificuldade. Mas era, sobretudo a emoção que a impedia de falar. Não pode acabar a frase. O nome de Jesus foi sua última palavra. Com os olhos cheios de lágrimas, olhou-nos lentamente a todos. Pouco depois docemente como uma lâmpada de óleo que se apaga, minha mãe entregou seu espírito ao criador. Entreolhamo-nos em silêncio. Fechei os olhos. Orei  e depois me retirei a um canto para poder chorar. Jesus, sensível como era, chorou ao meu lado. José soube conter as lágrimas, mas estava muito comovido. Nós três, Jesus, eu e José, pensávamos no dom que Deus nos havia feito com esta pessoa excepcional que foi minha mãe Anna. Senti dolorosamente a falta de um ser tão querido e rico em dons humanos e espirituais. Seguimos o luto prescrito. As pessoas vinham nos consolar. De Séforas, vieram a família e muitas pessoas amigas. Minha mãe era muito querida. Só a presença dela já era uma lição, uma irradiação de algo que faz bem, sua pessoa dava paz, acalmava. Pensando em minha mãe compreendi o que significa ser portador da bênção. Durante muito tempo senti falta dela. É claro que a presença de Jesus e José enchiam minha vida. Mas o vazio de minha mãe, aquele instinto filial, aquela identificação que tive com ela foram para mim motivo de pesar. Sofri muito a perda dela. Talvez ninguém o ter´notado, mas a ausência da minha querida mãe Anna evocou mais uma vez a espada de dor profetizada por Simeão. Mas, Deus, o Senhor, acompanhou-me com o consolo da esperança. A partir daí a vida só tinha um centro, só um, e uma explicação: Jesus. A presença de Jesus ameniza qualquer pena ou sofrimento. " Jesus é luz , bondade, beleza, dons que Deus quis oferecer a todos nós".

Fato da Bíblia
Ler devagar Lucas 24, 50-53
Reflexão do dirigente ou partilhada

Perguntas para Reflexão

* Você participa de alguma pastoral ou movimento?
* Qual a pastoral que você mais se identifica?
* O que você pode fazer para dinamizar nossas pastorais?
* Quer participar de alguma pastoral? Qual?

ORAÇÃO
Deus Pai, que elevaste a gloriosa Sant'Anna, às alegrias da vida celeste, concedei-nos, pela vossa misericórdia e intercessão de Sant'Anna, chegarmos às alegrias do céu, prometidas aos que vos são fiéis nesta vida. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!