terça-feira, 17 de julho de 2012

NOVENA SANT'ANNA

OITAVO DIA
Fato de sua vida

No livro "E Tu maria, que dizes de ti mesma"? encontrei um capítulo em que Maria conta como foi a morte de Joaquim e Anna. "Meu pai Joaquim ficou repentinamente muito doente. O Senhor o levou em apenas três dias. Por causa do calor,ele caiu desmaiado, enquanto trabalhava. Talvez tenha permanecido muitas horas ao sol, ou pode ser que alguma coisa lhe tenha feito mal. O caso é que desde aquele momento meu pai foi piorando rapidamente. Trouxeram-no muito tarde para casa, numa carruagem. De Jericó, onde estava, até Jerusalém é um dia de viagem. Minha mãe, Anna, teve o pressentimento de que algo tinha acontecido. Esperava com ansiedade à portada casa e, Quando viu que aquela carruagem estava chegando, intuiu a desgraça. Correu imediatamente mas antes disse: Maria, minha filha, não saia daqui. Volto logo. O condutor disse: És Anna, a mulher de Joaquim? Sim. O que aconteceu? Alguma desgraça? É o que parece...Não sabemos o que aconteceu. Viemos trazê-lo... Ele está muito doente, disse o condutor. Aquelas palavras eram abatidas e profundamente tristes... e dois homens o deitaram na cama. O médico da vizinhança veio, mas tudo foi inútil. Só na madrugada do dia seguinte meu pai recobrou a consciência e conseguiu falar alguma coisa. Vendo-nos a seu lado disse: Anna querida, sinto que o Senhor me chama. Eu vou, mas estarei  sempre a teu lado e ao lado de Maria. Confia em Deus, Anna. Minha separação te fará sofrer, mas Deus a consolará. Ele não nos abandona nunca. Deus te ajudará. Cuida bem de nossa pequena. Ela será teu consolo e tua alegria. É maravilhoso o presente que Deus nos deu. Depois dirigindo-se a mim, disse lentamente: Maria, minha filha, tu encheste de alegria a nossa casa. Tens sido a luz de nossos olhos. Mas agora vou deixar-te. Continua sendo meiga e boa com sua  mãe. Que o Deus de Israel te abençoe. Pensa no enviado do Senhor que há de nascer em nosso povo...Não esquecemos nunca as últimas palavras de meu pai Joaquim, que foram como testamento. No dia seguinte expirou, em meio à comoção de parentes e amigos. Minha mãe e eu choramos muito. Parece que o mundo perdeu o encanto. Depois de sua morte, vivemos um tempo de muita solidão. Em casa notava-se a sua ausência. O sofrimento de minha mãe repercutia em mim. Quando perdemos uma pessoa querida, parece que tudo perde a cor, que tudo se esfria. Meu pai era extraordinário, tão afeito a nós. Contudo a esperança numa nova vida mitigava nossa pena e Deus não deixou de dar muitas consolações, tal como meu pai havia dito. Isabel e Zacarias vieram com mais frequência para aliviar nossa tristeza. Sempre lhes fomos muito gratas por sua solicitude tão delicada em dias tão difíceis como aqueles. Passado um certo tempo, ouvi, nas conversas, que minha mãe pensava em voltar para a Galileia. Em Jerusalém ela se sentia só. Na Galileia era diferente, pois lá morava sua família. O clima da Galileia lhe fazia bem.O Senhor também por meio da dor dirigia nossos passos. Dou graças a Deus pelo pai que tive. Ele soube irradiar sobre minha vida o esplendor de sua alma e a bondade de seu coração. Deixou-me como herança a fé, o sentido da paz e grande sentido de Deus. O Deus de nossa fé, sempre presente e providente. Nas noites de verão ele nos mostrava o firmamento coalhado de estrelas. fazia-nos fixar o olhar nas três estrelas brancas e brilhantes, maravilhosas. Elas formavam um grande triângulo. Estas estrelas, dizia-me, são como reflexos de nossa família. Elas nos representam. Estamos como que no céu, tão grande é a nossa  felicidade. E, um dia, quando estivermos juntos na glória de Deus, serão como escabelo de nossos pés. Um dia apareceu alguém em nossa casa com um presente, sinal de sua gratidão. Era um bastão de cipreste, finamente talhado e com trinta nomes gravados nele: eram nomes das pessoas que trabalhavam com papai. Estava escrito: A Joaquim nosso chefe e amigo. Obrigado por tudo. Sempre nos lembraremos de ti, Amém. Assim foi Joaquim pai de Maria".

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

* Estamos vivendo como São Joaquim?
* Como Estamos educando nossos filhos?
* Qual o testamento que deixaremos para nossos filhos? Rezamos com eles?

ORAÇÃO
Nós vos exaltamos, Deus, por São Joaquim e Sant'Anna  lembrando a escolha de um povo com o qual fizestes aliança. E quando veio a plenitude dos tempos deste a Joaquim e Anna uma filha santa que seria a mãe de Deus. Como São Joaquim, façamos vontade de Deus.Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!