sábado, 14 de julho de 2012

NOVENA SANT'ANNA

SEXTO  DIA
Oração inicial  para todos os dias (aqui)

Fato da sua vida
Era dia de festa. Festa da colheita. Joaquim e Anna no templo oferecendo os seus dons. Um escriba invejoso chamado Rubem quer impedir que Joaquim e Anna ofereçam seus dons ao templo por causa da infecundidade, por falta de descendente. Joaquim se entristeceu e chorando lê os arquivos do templo e constatou que todos os justos tinham seus descendentes. O sofrimento foi grande. Nos planos de Deus, porém, a festa começou agora. Porque o sofrimento que leva à vitória começa com dissabores. Joaquim não briga vai para o deserto se mortificar. No deserto a oração, o jejum por 40 dias. Na vida há mais mistérios do que pensamos que há. Deus existe e ama. Às vezes Ele testa nossa paciência. O amor é paciente. E Joaquim, como alguém alguns anos depois no horto das Oliveiras, faz a sua oração de lamento. Oração feita de lágrimas. Anna em casa lamentava e chorava. A esperança continuava viva. Olhando para o céu viu um ninho de pássaros e ora: Senhor meu Deus, criador de tantas maravilhas, olhe para mim. Eu me sinto como uma terra estéril entre seus filhos. A quem me assemelho? Não sou como as aves do céu que são prolíferos ante o Senhor. Até esta terra que piso é fecunda. Piedade de mim, Senhor. Como para Deus tudo é possível, a festa no céu se aproxima da terra. Os pássaros começam a cantar. Uma pomba linda ( Espírito Santo?) pousa em seu ombro, pula para o seu colo, bica seus lábios e suas mãos. Uma cobra rastejava. A inspiração veio. A oração sai do coração: Senhor, tenho 58 anos, mas eu te suplico: pelo amor daquela mulher que prometeste no paraíso e que está no seu pensamento, por ela que virá para esmagar a cabeça da serpente, por esta mulher eu imploro, faça-me fecunda. Tu que fazes com que as borboletas se multipliquem e da mesma forma os peixes, deixarás sem sucessão esta tua escrava aflita após tantos anos de orações e súplicas? Neste momento uma voz de anjo se ouviu: Anna a tua oração e a de teu esposo foram ouvidas. Conceberás uma filha que será cheia de graça. Neste momento Anna, cheia do temor de Deus entra no quarto e ora fervorosamente agradecida. E Joaquim, no deserto teve um sonho. Viu uma pomba muito branca esvoaçando a seu lado. Sentindo o desejo de orar, murmurou: Senhor, tu que tantos anos fizeste esperar o nosso pai Abraão para lhe dar uma descendência, não te compadecerás de mim e de minha esposa? E por uma inspiração inexplicável, disse o que nunca o havia ocorrido: Senhor, por amor daquela bendita que esmagará a cabeça da serpente, peço-te uma filha. Uma luz clara ofuscou sua vista e Joaquim escutou uma voz que dizia: Joaquim tua oração foi ouvida. Vá para junto de tua esposa, ela vai dar à luz uma filha, que será cheia de Graça. Festa no céu, festa na terra.

Fato da Bíblia
Ler Gênesis 3,8-15 ou todo o capítulo 3
Reflexão do dirigente ou partilhada


Perguntas para reflexão:
* O que falta para termos uma fé semelhante a de Joaquim e Anna?
* Como vivencio minha fé?
* Já duvidei de Deus?

ORAÇÃO
Senhor Jesus, abençoai, por intercessão de Sant'Anna, toda nossa comunidade às vezes descrente e defendei-nos da omissão quando o Senhor e sua Igreja necessitam de nós. Fortalecei nossa fé atuante, livra-nos do comodismo.Amém.

2 comentários:

  1. A Paz de Jesus, parabéns pelo blog, fico feliz de encontrar tantas pessoas que semeiam o amor de Deus e com isso nossa Igreja Católica se torna mais amada.Somos uma família que como você também deseja transformar esse mundo num pedacinho de céu.Qualquer hora venha nos conhecer!
    Regilandia Pedrosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regilandia,fiquei muito feliz com sua visita e suas palavras tão generosas.Obrigada. Visitei seu blog e vi que lá tem muita coisa boa. Que o Senhor nosso Deus abençoe cada dia mais a família Pedrosa.Denise.

      Excluir

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!