segunda-feira, 9 de julho de 2012

NOVENA SANT'ANNA


PRIMEIRO DIA
Faça antes a oração inicial para todos os dias (aqui)


Fato da vida 
Sant'Anna ou do hebraico Hannah que significa santa Graça, Santa misericórdia ou Graciosa Misericórdia, foi a mãe de Maria e avó humana de jesus. Ela foi privilegiada porque Deus a escolheu para ser na terra a mãe da Virgem Maria. Sant'Anna, depois de São José, foi a criatura que mais perto esteve do verbo Encarnado (Jesus). Na intimidade do sangue e do parentesco. De Sant'anna bem pouco nos dizem a história e a Sagrada Escritura, para compreendermos quem ela é, e quão grande é o seu poder,basta-nos isso; É mãe da mãe de Jesus. Que privilégio e que alegria termos uma padroeira assim! Não se pode fazer uma idéia mais elevada, mais exata do mérito e das virtudes extraordinárias de Sant'Anna, do que dizendo e meditando esta verdade: Ela deu ao mundo a mãe do filho de Deus encarnado. Os dados biográficos que temos sobre os pais de Maria nos foram transmitidos pelo proto-evangelho de Tiago, obra apócrifa citada em diversos estudos de padres da igreja nascente e da igreja oriental. A história de Sant'Anna nos ensina que as grandes almas amadurecem no sofrimento. cada santo, como cada um de nós, carregou ou carrega a sua cruz cotidiana. Não existe céu sem sofrimento. "Quem quiser ser dos meus..tome a sua cruz e me siga nos diz Jesus". Sant'Anna é a mulher forte e virtuosa. Neste primeiro dia da novena façamos o propósito de sermos fortes e virtuosos como nossa padroeira o foi. Deixe Deus conduzir a sua vida e seja agraciado pelo coração misericordioso de Jesus. Lembre sempre: O sofrimento passa, ter sofrido reconduz, dou risadas, canto e até me esqueço, porque Jesus, Maria e Sant'Anna estão ao nosso lado. No amor a Sant'Anna tudo se faz possível. Com Sant'Anna a coragem sempre chega porque Jesus e Maria estão conosco.  Um abraço de Deus, pelos braços de Sant'Anna, chegue suave até você neste primeiro dia da novena. Amém.

Fato da Bíblia
Ler devagar: João 1,1-18


Reflexão do dirigente ou partilhada


Perguntas para reflexão


*Quem é Deus para você?
*O que você é para Deus?
* Seu coração está cheio de quê?

Antes da oração final, rezemos:
Senhor Deus Pai, nós nos alegramos lembrando-nos de Sant'Anna, que foi escolhida para dar ao mundo a mãe do Vosso Filho Jesus. Concede-nos, por sua intercessão, que sejamos auxiliados em nossas necessidades materiais, físicas e espirituais. Amém.

 (Dica: se for fazer esta novena com crianças, termine com essa oração. Dinamize os encontros com muitos cânticos, aproveite esse primeiro dia para valorizar  cada catequizando, se possível fale sobre o significado dos nomes de cada um). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!