terça-feira, 26 de junho de 2012

Óbolo de São Pedro


Neste final de semana, dias 30 de junho e 1 de julho, quando se comemora o Dia dos Apóstolos Pedro e Paulo, a Igreja Católica no mundo inteiro celebra a Jornada da Caridade do Papa - a coleta do Óbolo de São Pedro,  quando cada católico é convidado a colaborar com as obras de auxílio do Santo Padre em favor dos mais pobres.
O que é e qual a origem do Óbolo de São Pedro?
O Óbolo de São Pedro é uma coleta anual que se faz em toda a Igreja para ser ofertada ao Santo Padre, a fim de ajudar na manutenção da Sé Apostólica e das obras de caridade do Sumo Pontífice em todo o mundo. O Óbolo de São Pedro tem sua origem e fundamentação espiritual no período apostólico, conforme indicado no livro dos Atos dos Apóstolos, quando a comunidade cristã nascente compreendeu a necessidade de prover a manutenção material dos que se dedicavam totalmente a missão de anunciar o Evangelho, a fim de poderem entregar-se inteiramente ao seu ministério, tomando cuidado também dos mais necessitados (At 4, 34-35; 11, 29-10).
O Papa João Paulo II ensina que “a base primeira para a manutenção da Sé Apostólica deve ser constituída pelas ofertas dadas espontaneamente pelos católicos de todo o mundo, e eventualmente também por outras pessoas de boa vontade. Isto corresponde à tradição que tem origem no Evangelho (Lc 10,7) e nos ensinamentos dos Apóstolos (1Cor 11,14)” (Carta ao Cardeal Secretário de Estado, 20 de Novembro de 1982). No final do século VIII, após sua conversão ao cristianismo, os anglo-saxões permaneceram espiritual e afetivamente tão vinculados ao Papa, Bispo de Roma, que decidiram enviar espontaneamente, de maneira perene, um contributo anual ao Santo Padre. Surge, assim, o “Denarius Sancti Petri”, o “Denário de São Pedro”, oferta que rapidamente se espalhou pelos países europeus. A prática da coleta anual para o Óbolo de São Pedro foi desenvolvida e organizada ao longo dos séculos até ser estabelecida de modo definitivo pelo Papa Pio IX através da sua Encíclica Saepe venerabilis, de 5 de Agosto de 1871. Hoje, a coleta é realizada em todo o mundo católico, coincidindo com o dia 29 de junho ou o domingo mais próximo da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.
Como os fiéis podem contribuir para o Óbolo?
A primeira forma de contribuir é participar das celebrações em honra dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, dedicando suas orações pelo Santo Padre, por suas necessidades e por toda a Igreja de Cristo. A segunda forma de contribuir é mais efetiva e nos compromete diretamente através da oferta material que se faz no ofertório da Santa Missa, em todas as celebrações realizadas na Solenidade dos Santos Apóstolos. A terceira forma de contribuir é ajudar a divulgar o Óbolo de São Pedro, esclarecendo e orientando os que ainda não conhecem esta iniciativa, e motivando os que já conhecem, mas não colaboram de modo efetivo.
O Papa Bento XVI nos recorda o significado particular do Óbolo com estas palavras: “O Óbolo de São Pedro é a expressão mais emblemática da participação de todos os fiéis nas iniciativas de caridade do Bispo de Roma a bem da Igreja universal. Trata-se de um gesto que se reveste de valor não apenas prático, mas também profundamente simbólico enquanto sinal de comunhão com o Papa e de atenção às necessidades dos irmãos; por isso, o vosso serviço possui um valor eclesial” (Discurso aos Sócios do Círculo de São Pedro, 25 de Fevereiro de 2006).
A que se destinam os recursos do Óbolo?
O Santo Padre Bento XVI reafirma que “a Igreja nunca poderá ser dispensada da prática da caridade enquanto atividade organizada dos fiéis. Por isso, é muito importante que a atividade caritativa da Igreja mantenha todo o seu esplendor e não se dissolva na organização assistencial comum” (Deus Caritas Est). As ofertas dos fiéis para o Santo Padre destinam-se, pois, a obras eclesiais, a iniciativas humanitárias e de promoção social, além da manutenção e sustento das atividades da Santa Sé.

Fonte: Paróquia Santa Rita de Cássia-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!