sexta-feira, 25 de maio de 2012

Diocese de Leopoldina


 

A Diocese de Leopoldina é uma divisão territorial da Igreja Católica no estado de Minas Gerais. Está inserida na província eclesiástica de Juiz de Fora. Foi criada em 28 de março de 1942 pela bula Quae ad maius do Papa Pio XII, desmembrada dos territórios das dioceses de Juiz de Fora e de Mariana. A sé episcopal está na Catedral de São Sebastião, na cidade de Leopoldina.

A Diocese de Leopoldina é composta por 61 paróquias, organizadas em 5 foranias. Seu território apresenta uma área de 8 491 km² que abrange 34 municípios da Zona da Mata Mineira: Leopoldina, Além Paraíba, Antônio Prado de Minas, Argirita, Astolfo Dutra, Barão de Monte Alto, Cataguases, Dona Eusébia, Estrela Dalva, Eugenópolis, Guarani, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Laranjal, Miradouro, Miraí, Muriaé, Palma, Patrocínio do Muriaé, Pirapetinga, Piraúba, Recreio, Rodeiro, Rosário da Limeira, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, São Geraldo, São Sebastião da Vargem Alegre, Tocantins, Ubá, Vieiras, Visconde do Rio Branco e Volta Grande.

A população da diocese é de 596 487 habitantes, segundo o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estima-se que os católicos representem 75% da população da diocese, o que corresponde a cerca de meio milhão de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!