terça-feira, 11 de setembro de 2012

MÊS DA BÍBLIA

A palavra de Deus, fonte da Catequese

A fonte na qual a catequese busca a sua mensagem é a Palavra de Deus. Jesus mesmo nos deu o exemplo. "A catequese há de haurir sempre o seu conteúdo na fonte viva da Palavra de Deus, transmitida na Tradição e na Escritura, porque a Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só depósito inviolável da Palavra de Deus, confiada à Igreja" (CT 27). Deste "depósito da fé" a Igreja extrai coisas novas e antigas (cf  2 Tm 1,12; Mt 13,52). Esta Palavra de Deus é compreendida e vivida pelo senso de fé do povo de Deus, é celebrada na liturgia, brilha na vida.
Na catequese, procuramos critérios para uso da Bíblia a serviço da educação de uma fé esclarecida e engajada; apropriadas a cada realidade. Dois objetivos gerais se impõem no uso da Bíblia a serviço da  catequese.
a) formar comunidade de fé. Por toda parte, pessoas reúnem-se para refletir e rezar a palavra de Deus e atuar na Igreja e na sociedade. Esses grupos muitas vezes evoluem, chegando a formar pequenas comunidades, ou reforçando as que existem. Esses grupos ou círculos bíblicos são ótimos também para acolher pessoas 'em trânsito", do ponto de vista social ou religioso; ajudam migrantes a se inserirem no contexto social, e acolherem pessoas que não se sentem bem na comunidade: no círculo bíblico, podem mais facilmente buscar a vontade de Deus a seu respeito;
b) alimentar a identidade cristã. Nós, cristãos, colaboramos para a construção de uma sociedade sadia com aquilo que nos é próprio. A Bíblia alimenta nossa identidade, ajudando a formar nosso quadro de referência e, assim, a darmos "razão da vossa esperança"(cf Pd 3,15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!