quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus

Orações para a solenidade

Após cada prece rezemos juntos: Jesus Filho da Virgem Maria, escutai as nossas preces.

1- Rei  da paz, que veio  instaurar o teu reino de justiça e de amor, dá aos teu ministros: o Papa, os Bispos, os Sacerdotes e os diáconos, a força de continuar guiando a tua Igreja e de anunciar a todos os povos o teu Evangelho.

2- Salvador, que deste a Maria a alegria plena da maternidade divina e humana, concede à Igreja tua Esposa , com a intercessão de Maria nossa Mãe, alegrar-se sempre com teus filhos, rezemos.

3- Nosso Deus e Senhor, que nos fizestes dom da tua amizade, faz que correspondamos ao teu amor com testemunho e fidelidade de vida,rezemos.

4- Filho de Deus, que mostraste a tua salvação e revelaste a tua justiça ao mundo, faz com que o mundo inteiro conheça uma era de justiça e de paz, rezemos.

5- Tu que quiseste nascer da Maria Virgem, como nosso Salvador, irmão e amigo, ensina-nos a verdadeira fraternidade, rezemos.

6- Verbo de Deus, com o teu nascimento abençoaste e santificaste a família, faz que cada família viva na união e na paz, tendo como modelo a tua Sagrada Família.

7- Pastor nosso, que deste a cada homem e a cada mulher uma vocação específica para seguir-te e servir-te na tua Igreja, não permita que nunca falte a cada um de nós  a luz da fidelidade e do amor, mas que sejamos fiéis a Ti  nosso único Mediador e Senhor, dando e confirmando o nosso sim a cada dia como fez Maria tua Mãe, rezemos.

8- Tu que quiseste vir no meio de nós, faz com que os nossos irmãos falecidos, se unam a Ti para celebrar eternamente a tua glória, rezemos

Última catequese do Papa Francisco em 2015

A última catequese do Papa Francisco em 2015, na última quarta-feira, 30, foi dedicada ao Menino Jesus. O convite aos fiéis foi para que sigam o exemplo de humildade dado por Jesus.

Francisco observou que a devoção ao Menino Jesus foi muito difundida por santos e santas, como Santa Teresa di Lisieux, conhecida como Santa Teresa do Menino Jesus. São pessoas que souberam viver e testemunhar a “infância espiritual” que se assimila ao meditar a humildade de Deus que se fez pequeno para a humanidade.

“Este é um mistério grande, Deus é humilde! Nós que somos orgulhosos, cheios de vaidade e acreditamos ser grande coisa, somos nada! Ele, o grande, é humilde e se faz menino. Este é um verdadeiro mistério! Deus é humilde. É belo!”.

Toda a vida terrena de Jesus, pontuou o Papa, é revelação e ensinamento e este tempo do Natal é o momento de recordar sua infância. Francisco afirmou que contemplar Jesus Menino é uma necessidade para crescer na fé, embora não se saiba muito sobre esse período de sua vida: após a passagem da apresentação no Templo, os relatos dão um salto para quando Jesus já tinha 12 anos.

“Diante de Jesus somos chamados a abandonar a nossa pretensão de autonomia para acolher, em vez disso, a verdadeira forma de liberdade, que consiste em conhecer quem temos diante de nós e servi-Lo. Ele, menino, é o Filho de Deus que vem nos salvar. Veio a nós para nos mostrar a face do Pai rico de amor e de misericórdia”.

Francisco encerrou a catequese com um convite aos fiéis: “Será belo hoje quando vocês voltarem para casa aproximar-se do presépio e beijar o Menino Jesus e dizer: ‘Jesus, eu quero ser humilde como você, humilde como Deus’ e pedir essa graça”.

Fonte: encontrocomcristo.com.br

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Festa da Imaculada Conceição



Virgem Maria, 
neste dia da festa da sua Imaculada Conceição, 
Eu venho para introduzir o dom da fé e do amor 
do povo santo de Deus que vive nesta cidade e diocese. 
Eu venho em nome das famílias, com as suas alegrias e trabalhos 
de crianças e jovens, abertos à vida, 
e idosos, cheio de anos e experiência, 
especialmente vindo para você.
a partir do doente, o preso, 
para aqueles que sentem o caminho mais difícil. 
Como Pastor Eu venho em nome daqueles que 
vieram de terras distantes em busca de paz e trabalho.

Sob o seu manto, há espaço para todos,
 Porque você é a Mãe de Misericórdia. 
Seu coração é cheio de ternura para com todos os seus filhos: 
a ternura de Deus, que se fez carne 
e se tornou nosso irmão, Jesus, 
Salvador de cada homem e de cada mulher. 
Olhando para você, nossa Mãe Imaculada, 
vemos a vitória da misericórdia divina 
sobre o pecado e todas as suas consequências, 
e voltar em nós a esperança de uma vida melhor, 
livre da escravidão, rancores e medos.

Hoje, aqui, no coração de Roma, ouvimos a voz da mãe 
que chama todos a começar a andar. 
Em direção à porta, que é Cristo 
Você diz a todos: "Venham, sejam confiantes, 
rendam-se e recebereis o dom de misericórdia  
não tenham medo, não tenham vergonha: 
o Pai está esperando com os braços abertos 
para dar-lhes o seu perdão sejam bem-vindos em sua casa. 
Venham todos para a fonte de paz e de alegria ".

Obrigado, Mãe Imaculada, 
porque neste processo de reconciliação 
você não nos deixa ir sozinhos, mas acompanham-nos, 
estando perto a sustentar-nos em cada dificuldade. 
Deus te abençoe, agora e sempre, Mãe. Amém. (Papa Francisco)

domingo, 6 de dezembro de 2015

2º Domingo do Advento - 06/12/2015

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Lucas (3,1-6)
1No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Itureia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; 2quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.
3E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados,4como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. 5Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. 6E todas as pessoas verão a salvação de Deus’".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.