sábado, 28 de fevereiro de 2015

O BANQUETE DA PALAVRA: Quaresma

O BANQUETE DA PALAVRA: Quaresma: Singelo poema alusivo a este tempo que estamos a viver, a Quaresma...  Sejam felizes sempre sem prejudicar ninguém. Vens no ano o c...

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Dinâmica - Boas notícias

Objetivo: Ensinar as crianças a ouvir os coleguinhas para conhecê-los melhor.
Material: Uma folha de papel e lápis para cada pessoa.
Todos deverão estar sentados em círculo.

Como Fazer: 
1 - A(o) catequista pode motivar o exercício da seguinte maneira: "Diariamente, todos nós recebemos notícias, boas ou más. Algumas delas foram motivo de grande alegria e por isso as guardamos com perfeita nitidez. Vamos hoje recordar algumas dessas boas notícia".

2 - Logo após, explica como fazer o exercício: os participantes dispõem de 15 minutos para anotar na folha as três notícias mais felizes de sua vida.

3 - Todos comentam suas notícias, a começar pela(o) catequista, seguido pelo vizinho da direita e, assim, sucessivamente, até que todos o façam. Em cada uma das vezes, os demais participantes podem comentar e fazer perguntas.

Avaliação:
- Para que serviu a dinâmica?
- O que descobrimos acerca dos demais?

Oração dos fieis - 2º Domingo da quresma

Após cada oração peçamos juntos: Senhor atendei nossas orações.

1- Ensina Senhor a vossa Igreja  a privar-se do supérfluo, para ajudar os nossos irmãos que estão na necessidade.

2- Suscita em nós o desejo de ouvir sua voz, para que sejamos salvos e libertos da escravidão do pecado.

3- Confirma na vocação aqueles que deixaram cada coisa para seguir Cristo, teu Filho, faz que sejam um evangelho vivente e uma prova autêntica da santidade da Igreja.

4- Mostra-nos os valores evangélicos que devem orientar o relacionamento com as pessoas em particular esse ano pedimos  que a sociedade se conscientize dos seus direitos e deveres, ajudando e promovendo um mundo mais digno.

5- Tu que nos chamastes para escutar o teu Filho amado, faz que a tua Igreja sacramento do teu amor não se canse de mostrar-nos a estrada que conduz a Ti.

6- Faz com que os homens políticos, não se fechem na busca egoística do bem-estar e do prestígio nacional, mas tenham no coração o progresso e o desenvolvimento de todos os povos.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Dinâmicas

LOBO E OVELHAS


Objetivos:
Estimular a participação nos encontros de catequese.

Como Fazer:
1 - A (o) catequista  escolhe um jogador e demarca uma zona neutra. (Pode ser um círculo ou um cantinho).
2 - Depois, pede para os demais participantes (as ovelhas) fazerem um círculo ao redor do escolhido, que será o "Lobo".
3 - As ovelhas ficam circulando o lobo e cantando "Vamos passear no bosque enquanto o seu lobo não vem, você já está pronto?"
4 - A cada pergunta o lobo inventa uma nova desculpa, do tipo "não ainda estou me vestindo", assim, após retardar o início do jogo, até que, de surpresa, ele grita: "estou pronto, e lá vou eu!..."
5 - Todas as ovelhas devem correr para a zona neutra para não serem pegas pelo lobo, aquela que ele pegar será o lobo na rodada seguinte.

Oração dos fieis - 1º Domingo da quaresma

Oração dos fieis - 1º Domingo da quaresma
1. Pelos ministros da Igreja, pelos fiéis e catecúmenos,
para que escutem o apelo feito a todos:“Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”,rezemos.
2. Pelos homens que governam as nações, para que não se deixem tentar pelo poder e estejam sempre ao lado dos mais fracos, rezemos.
3. Pelos que vivem na solidão e na tristeza e pelos humilhados, desprezados e esquecidos, para que em Deus encontrem o que procuram, rezemos.
4. Pelos cristãos que iniciaram a Quaresma, para que, na oração, na partilha e no jejum, se preparem para celebrar a santa Páscoa, rezemos.
5. Por nós próprios e pela nossa comunidade (paroquial), para que o Espírito nos faça sentir fome da Palavra e não deixe que sejamos vencidos pelo Demónio,rezemos

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Quaresma

Hoje com a participação dos fieis na missa e com a imposição das cinzas na fronte de cada participante, se inicia um tempo  favorável à conversão.
É um tempo austero, reflexivo e preparatório para a maior festa cristã : A Páscoa da Ressurreição de Jesus. Hoje a Igreja nos pede para fazermos jejum e abstinência. Mas é sempre bom lembrar que o jejum que mais agrada a Deus é aquele que nos transforma de verdade, fé e disponibilidade para estar em contato com a Palavra de Deus (Bíblia) ajudam a passar por esse período que deve se levado à sério e vivido como Jesus no deserto. Aproveite para refletir o tema da Campanha da Freaternidade desse ano:Eu vim para servir. Perseverança é o que desejo a todos. Fiquem com Deus.