domingo, 16 de fevereiro de 2014

Hino Campanha da fraternidade 2014 com a letra



É para a liberdade que Cristo nos libertou,
Jesus libertador!
É para a liberdade que Cristo nos libertou! (Gl 5,1)

1. Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados,
À semelhança e à sua imagem, os criou. (Cf. Gn 1,27)
Na cruz de Cristo, foram todos resgatados
Pra liberdade é que Jesus nos libertou! (Gl 5,1)

2. Há tanta gente que, ao buscar nova alvorada,
Sai pela estrada a procurar libertação;
Mas como é triste ver, ao fim da caminhada,
Que foi levada a trabalhar na escravidão!

3. E quantos chegam a perder a dignidade,
Sua cidade, a família, o seu valor.
Falta justiça, falta mais fraternidade
Pra libertá-los para a vida e para o amor!

4. Que abracemos a certeza da esperança, (Cf. Hb 6,11)
Que já nos lança, nessa marcha em comunhão.
Pra novo céu e nova terra da aliança, (Cf. Ap 21,1)
De liberdade e vida plena para o irmão… (Cf. Jo 10,10)

Campanha da Fraternidade 2014

A Campanha da Fraternidade de 2014 trabalhará em sua reflexão no tempo quaresmal o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). Os católicos e igrejas pertencentes ao Conselho de Igrejas Cristãs – CONIC – vão estudar, ler, refletir, orar e escolher as ações de combate ao trabalho escravo.

A escolha do tema surgiu pela proposta dos Grupos de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou uma estimativa global quanto o aumento de pessoas vítimas do tráfico humano, trabalho forçado e tráfico para a exploração sexual.

Geralmente o crime surge de forma clandestina. São 20,9 milhões de pessoas em todo mundo, sendo que o número de traficados na América Latina e Caribe é de 1,8 milhões.

Já o ofício da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre drogas e crimes estima que 140 mil de pessoas, principalmente mulheres, são traficadas e exploradas sexualmente, sendo que 13% são sul-americanas. A Espanha é principal destino do tráfico, seguida da Itália, Portugal, França, Holanda, Áustria e Suíça.

A Organização Internacional Para Imigrações constatou que há um crescimento bem acentuado na América Latina e Caribe do tráfico de imigrantes. Já a Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou dados que mostram no Brasil 250 casos de trabalho escravo no ano, o que é preocupante. Por outro lado, o Ministério do Trabalho informou que conseguiu resgatar 38.000 trabalhadores.

Adultos, crianças, mulheres e homens, são vitimas do tráfico e os observadores ativistas do Combate do Trabalho Escravo e Erradicação, consideram que a situação do Brasil é muito desafiadora.

Em nosso país a figura do “gato”, que ocorre por meio do aliciamento atinge as pessoas mais vulneráveis. Por esta razão já existem duas Comissões Parlamentares de Inquérito no Congresso Federal.

O tema da Campanha da Fraternidade chegará junto com a Copa de 2014. A campanha será intensificada com um trabalho de conscientização, pretendendo-se assim minimizar esta prática criminosa.

Grandes barragens, linhões e ferrovias; a expansão da monocultura e agronegócio; e até a constatação do avanço de pessoas bolivianas e peruanas traficadas para o Brasil serão discutidos e combatidos com rigor pela Igreja.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Orações dos Fieis - Missa 6º Domingo Comum

1. Por todos nós Igrejas vivas reunidas nesse domingo e que escutamos as palavras de Jesus no Evangelho, para que a nossa justiça supere a dos escribas e fariseus, rezemos irmãos.

2. Pelo Papa Francisco, pelo bispo (...) e pelo padre (...), para que despertem no coração dos fiéis e catecúmenos o desejo do reino dos Céus, rezemos irmãos.

 Por todos nós Igrejas vivas reunidas nesse domingo e que escutamos as palavras de Jesus no Evangelho, para que a nossa justiça supere a dos escribas e fariseus, rezemos irmãos.

3. Pelos oprimidos e marginalizados, pelos pobres, pelos aflitos e pelos que sofrem, para que encontrem alívio, consolação e saúde,  rezemos irmãos.

4. Pelas mães solteiras e pelos lares separados,  para que sintam, da parte dos cristãos, o acolhimento e a ajuda de que precisam,  rezemos irmãos.

5. Pelos que têm responsabilidades educativas, para que saibam promover a cultura do povo fundada nos mandamentos de Deus, rezemos irmãos.


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Como é o céu?

Dois amigos contemplavam um lago a perder de vista. À volta, montes e vales, céu em tons de azul, nuvens brancas a passar. Uma paisagem deslumbrante. Pacificadora.

Um deles - sorriso nos lábios e olhos a brilhar - decidiu abrir o coração: "Acho que o Céu… o Céu deve ser mais ou menos isto".

"Não” - respondeu o outro. “Eu acho que o Céu” – disse envolvendo o amigo num abraço – “deve ser mais ou menos isto".