sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A ovelha generosa

Era uma ovelha muito generosa. Sabem o que é ser generoso? É gostar de dar, dar por prazer. Pois esta ovelha era mesmo muito generosa. Dava lã. Dava lã, quando lhe pediam. Vinha uma velhinha e pedia-lhe um xale de lã para o Inverno. A ovelha dava. Vinha uma menina e pedia-lhe um capuz de lã para ir para à escola. A ovelha dava. Vinha um rapaz e pedia-lhe um cachecol de lã para ir à festa. A ovelha dava. Vinha uma senhora e pedia-lhe umas meias de lã para seu filhinho. A ovelha dava.

- Ó ovelha, não achas de mais? Xales, capuzes, cachecóis, meias... É só dar, dar...

- Não se preocupem - respondia a ovelha. - Vocês não aprenderam na escola que a vaca dá leite e a ovelha dá lã? É o que estou fazendo.

Apareceu a Dona Carlota, muito aflita:

- Eu só queria um novelinho para fazer um casaco. Ainda tem lã? Pois é claro que tinha. A ovelha dava lã e  nunca se cansava.

Veio a Dona Firmina, muito preocupada:

- Eu só queria um novelinho para uma toalha para a cozinha. Ainda tem? Pois claro que tinha. A ovelha dava lã e nunca se cansava.

Veio a Dona Alda, muito atarantada:

- Eu só queria um novelinho para acabar uma manta. Ainda chega? Pois claro que chegava. A ovelha a dar nunca se cansava.

E eram coletes, camisolas, golas, golinhas, luvas... que a gente até estranhava que a lã não acabasse. A ovelha sorria e tranquilizava: - Não acaba. Nunca acaba. Conhecem aquele ditado: "Quem dá por bem, muito lhe cresce também"? Pois é o que eu faço.

E a ovelha generosa lá foi atender uma avó, que precisava de um novelo para um casaquinho de bebê, o seu primeiro neto que estava para nascer... (António Torrado)

Moral da história: Seja generoso(a) sempre pois seja lá qual for o seu dom, ele não é seu, pertence a Deus,você apenas o administra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deus te abençoe!