quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Oração dos Fieis - Missa 1º Domingo do Advento

Após cada oração peçamos juntos : Vem senhor Jesus!

1. Deus nosso amado Pai, iluminai aqueles que nos guia em uma fé autêntica e em uma vida de testemunho cristão, o nosso Papa, os nossos Bispos, para que eles sejem fortalecidos na sua vocação de pastor e de guia, rezemos.
2. Senhor nosso Deus, olha do céu, vê e visita com a tua graça este nosso mundo; faz que os responsáveis das nações não endureça o coração e escutem o sofrimento dos oprimidos e encaminhem-se no caminho da paz, rezemos.
3. Ó Deus, que através de Cristo enriquecestes a Igreja dos dons da palavra e do conhecimento, vivifica no teu Espírito as comunidades cristãs que hoje se reunem no teu Nome: fazei que este tempo de Advento as encontrem vigilantes  na oração e exultantes no louvor, rezemos.

4. Pai dos humildes e dos pobres, que na vinda do seu Filho Jesus nos deu a doce esperança da vida eterna, fortifica os nossos irmãos doentes e sozinhos, para que sintam-se visitados pela tua graça e pelo teu conforto, rezemos.

5. Santo Senhor, que na grandeza do teu amor reunistes os homens em uma só família, faz que os casais cristãos redescubram o sentido cristão da vida e sabiam transmitir-lhes aos seus filhos, rezemos.  

6. Pai, não deixeis confusos os que confiam em Ti, não permitas que sejamos vencidos pelo descaso e superficialidade, mas fazei que ao início deste tempo de conversão nos deixemos atrair pela sua Palavra que salva, rezemos.

Advento


O tempo do Advento é para toda a Igreja, tempo de esperança e conversão, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.
Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos – a vinda escatológica de Cristo. As duas últimas semanas, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.
O Advento recorda a dimensão histórica da salvação, evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e nos insere no caráter missionário da vinda de Cristo, que se manifesta na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo. As figuras de João Batista e Maria são exemplos concretos da vida missionária de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor, quer levando o Cristo ao irmão para o santificar. Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus.
A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referência e fundamento, dispondo-nos a "perder" a vida em favor do anúncio e instalação do Reino.
A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão.
Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na volta do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é: Vem Senhor Jesus!

sábado, 23 de novembro de 2013

Cristo Rei do Universo

Para colorir ...


Cristo Rei

Oração dos fiéis

1 Pela santa Igreja católica, para que sempre fel ao seu Mestre, Jesus Cristo, anuncie a todo o mundo a salvação recebida. Oremos ao Senhor.

2 Pelo nosso Papa Francisco, o bispo N., os presbíteros e os diáconos, para que acompanhados pelo Espírito Santo professem corajosamente a fé no salvador. Oremos ao Senhor.

3 Pelos leigos comprometidos nos serviços pastorais, para que se deixem guiar pela tua Palavra, ó Senhor,
que ilumina e salva. Oremos ao Senhor.

4 Pelas nossas famílias,para que inspiradas por ti, ó Senhor, saibam enfrentar com fé e amor recíproco as
difculdades e as provas da vida. Oremos ao Senhor.

5 Pelos irmãos  falecidosos, para que a fé em Cristo ressuscitado que os animou durante a sua vida terrena
se transforme na certeza de estar com Ele no seu Reino. Oremos ao Senhor.

6 Por todos nós aqui presentes, para que saibamos seguir-te e nos tornemos anunciadores do teu Evangelho junto das pessoas que encontramos nos caminhos da nossa vida. Oremos ao Senhor.

domingo, 3 de novembro de 2013

Todos os Santos e Santas de Deus


               Sede santos como vosso Pai é Santo                 

Santidade... dizem que é difícil buscar, mas a história da Igreja mostra vários exemplos de como é fácil tornar-se santo: Santo Antônio usou a lingua para o bem; Sao Francisco enchergava Deus na natureza e por isso a respeitava; Santa madre Teresa cuidou dos pobres e doentes... Santa Maria Goretti defendeu sua honra... e você, vai defender qual causa? 
Dena*