domingo, 28 de abril de 2013

Oração dos fieis - Missa 6º Domingo da Páscoa


ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA

Todos: Deus Pai, faça-nos viver.

1- Para que a IGREJA encontre a alegria no serviço pela salvação de todos, rezemos.
2- Para que o Papa FRANCISCO guie seu povo com sabedoria, rezemos
3- Protegei o Bispo (  ) para proclamar o Evangelho no mundo, rezemos.
4- Fortificai o PADRE (  ) para que suas palavras edifiquem os duvidosos e os fracos, rezemos.
5- Para que nossos SEMINARISTAS e os formadores perseverem fielmente na sua entrega ao dom da vocação, rezemos.
6- Para que nossas FAMÍLIAS sejam um espaço de escuta atenta e obediência ao chamado de Deus, rezemos.


SANTA MISSA E CRISMA

HOMILIA DO SANTO PADRE FRANCISCO

Praça de São Pedro
V Domingo de Páscoa, 28 de Abril de 2013

Amados irmãos e irmãs!
Queridos crismandos! Bem-vindos!

Gostaria de vos propor três pensamentos, simples e breves, para a vossa reflexão.

1.Na Segunda Leitura, ouvimos a estupenda visão de São João: um novo céu e uma nova terra e, em seguida, a Cidade Santa que desce de junto de Deus. Tudo é novo, transformado em bondade, em beleza, em verdade; não há mais lamento, nem luto... Tal é a ação do Espírito Santo: Ele traz-nos a novidade de Deus; vem a nós e faz novas todas as coisas, transforma-nos. O Espírito transforma-nos! E a visão de São João lembra-nos que todos nós estamos a caminho para a Jerusalém celeste, a novidade definitiva para nós e para toda a realidade, o dia feliz em que poderemos ver o rosto do Senhor – aquele rosto maravilhoso, tão belo do Senhor Jesus –, poderemos estar para sempre com Ele, no seu amor.

Olhai! A novidade de Deus não é como as inovações do mundo, que são todas provisórias, passam e procuram-se outras sem cessar. A novidade que Deus dá à nossa vida é definitiva; e não apenas no futuro quando estivermos com Ele, mas já hoje: Deus está a fazer novas todas as coisas, o Espírito Santo transforma-nos verdadeiramente e, através de nós, quer transformar também o mundo onde vivemos. Abramos a porta ao Espírito, façamo-nos guiar por Ele, deixemos que a acção contínua de Deus nos torne homens e mulheres novos, animados pelo amor de Deus, que o Espírito Santo nos dá. Como seria belo se cada um de vós pudesse, ao fim do dia, dizer: Hoje na escola, em casa, no trabalho, guiado por Deus, realizei um gesto de amor por um colega meu, pelos meus pais, por um idoso. Como seria belo!

2. O segundo pensamento: na Primeira Leitura, Paulo e Barnabé afirmam que «temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus» (Act 14, 22). O caminho da Igreja e também o nosso caminho pessoal de cristãos não são sempre fáceis, encontramos dificuldades, tribulações. Seguir o Senhor, deixar que o seu Espírito transforme as nossas zonas sombrias, os nossos comportamentos em desacordo com Deus e lave os nossos pecados, é um caminho que encontra muitos obstáculos fora de nós, no mundo, e dentro de nós, no coração. Mas, as dificuldades, as tribulações fazem parte da estrada para chegar à glória de Deus, como sucedeu com Jesus que foi glorificado na Cruz; aquelas sempre as encontraremos na vida. Não desanimeis! Para vencer estas tribulações, temos a força do Espírito Santo.

3. E passo ao último ponto. É um convite que dirijo a todos, mas especialmente a vós, crismandos e crismandas: permanecei firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Aqui está o segredo do nosso caminho. Ele dá-nos a coragem de ir contra a corrente. Sim, jovens; ouvistes bem: ir contra a corrente. Isto fortalece o coração, já que ir contra a corrente requer coragem e Ele dá-nos esta coragem. Não há dificuldades, tribulações, incompreensões que possam meter-nos medo, se permanecermos unidos a Deus como os ramos estão unidos à videira, se não perdermos a amizade com Ele, se lhe dermos cada vez mais espaço na nossa vida. Isto é verdade mesmo, e sobretudo, quando nos sentimos pobres, fracos, pecadores, porque Deus proporciona força à nossa fraqueza, riqueza à nossa pobreza, conversão e perdão ao nosso pecado. O Senhor é tão misericordioso! Se vamos ter com Ele, sempre nos perdoa. Tenhamos confiança na acção de Deus! Com Ele, podemos fazer coisas grandes; Ele nos fará sentir a alegria de sermos seus discípulos, suas testemunhas. Apostai sobre os grandes ideais, sobre as coisas grandes. Nós, cristãos, não fomos escolhidos pelo Senhor para coisinhas pequenas, ide sempre mais além, rumo às coisas grandes. Jovens, jogai a vida por grandes ideais!

Novidade de Deus, tribulação na vida, firmes no Senhor. Queridos amigos, abramos de par em par a porta da nossa vida à novidade de Deus que nos dá o Espírito Santo, para que nos transforme, nos torne fortes nas tribulações, reforce a nossa união com o Senhor, o nosso permanecer firmes n'Ele: aqui está a verdadeira alegria. Assim seja.
Fonte: vatican.va

terça-feira, 23 de abril de 2013

São Jorge - Memória Facultativa


Oração a São Jorge, o santo protetor

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Oração dos fieis - Missa 5º Domingo da Páscoa


ORACÃO DA COMUNIDADE
Após cada prece rezemos juntos:  Que o nosso amor seja semelhante ao de Jesus.

1- Senhor, que  em nossa  Igreja  ninguém se sinta rejeitado ou abandonado, rezemos.

2- Senhor, que o papa Francisco, continue sempre fiel testemunhando o teu amor com todos. Rezemos.

5- Senhor, que nosso amor pela nossa família cresça a cada dia, rezemos.

3- Senhor guia e protege o Bispo (  ... ), rezemos

4- Senhor, que nosso querido padre ( ... ), continue a proclamar o teu Evangelho produzindo frutos de amor, rezemos.

5- Senhor, que os seminaristas saibam se entregar a cada dia ao seu amor infinito, rezemos.

6- Senhor, que todos os doentes sejam cuidados com amor e respeito, rezemos.

Atevidade 5º Domingo da Páscoa

Siga o caminho correto e descubra como viver o mandamento do amor!


terça-feira, 16 de abril de 2013

4º Domingo da Páscoa - Bom Pastor

A TRANQUILIDADE DAS OVELHAS

A noite estava escura, céu sem estrelas. De vez em quando ouvia-se o uivo de um lobo bem longe, misturado com o barulho do vento. As crianças reunidas na tenda do Mestre Benjamin estavam com medo. Mestre Benjamim sentiu o medo nos seus olhos. Foi então que uma delas perguntou:
- Mestre Benjamim, há um jeito de não ter medo? Medo é tão ruim!
Mestre Benjamim respondeu:
- Há sim... E ficou quieto.
Veio então a outra pergunta:
- E qual é esse jeito?
- É muito fácil. É só pensar como as ovelhas pensam...
- Mas como é que vou saber o que as ovelhas estão pensando?
Mestre Benjamim respondeu:
- Quando durante a noite, as ovelhas estão deitadas na pastagem, os lobos estão à espreita. E eles uivam. As ovelhas têm medo. Mas aí, misturado ao uivo dos lobos, elas ouvem a música mansa de uma flauta. É o pastor que cuida delas e não dorme nunca. Ouvindo a música da flauta elas pensam:

Há um pastor que me protege. Ele me leva aos lugares de grama verde e sabe onde estão as fontes de águas límpidas. Uma brisa fresca refresca a minha alma. Durante o dia ele me pega no colo e me conduz por trilhas amenas. Mesmo quando tenho de passar pelo vale escuro da morte eu não tenho medo. A sua mão e o seu cajado me tranquilizam. Enquanto os lobos uivam, ele me dá o que comer. Passa óleo perfumado na minha cabeça para curar minhas feridas. E me dá água fresca para sarar o meu cansaço. Com ele não terei medo, eternamente... (Salmo 23, paráfrase).

Mestre Benjamim parou de falar. Os olhos de todas as crianças estavam nele. Foi então que uma delas levantou a mão e perguntou:
- E os lobos? Eles vão embora? Eles morrem?
- Os lobos continuam a uivar. E continuam a ser perigosos. O pastor não consegue espantar todos eles. E por vezes eles atacam e matam. Mas as ovelhas, ouvindo a música da flauta do pastor dormem sem medo, não porque não haja mais perigo, mas a despeito do perigo. Não há jeito de acabar com o perigo. Mas há um jeito de acabar com o medo. Coragem é isso: dormir sem medo a despeito do perigo...

As crianças voltaram para suas tendas e dormiram sem medo, pensando nos pensamentos das ovelhas. De vez em quando, lá fora, ouvia-se o uivo de um lobo faminto. Desde então, tornou-se costume contar ovelhinhas para dormir...

Texto de Rubem Alves, do livro: “Perguntaram-me se acredito em Deus”.
Editora Planeta, 2007

Um texto muito bom para adaptar e passar ás crianças. Dá para refletir sobre o Evangelho e também sobre o Salmo 23...

Fonte: facebook Angela Rocha

domingo, 14 de abril de 2013

Teatro para missa O Bom Pastor


 O bom pastor
(duas pessoas, uma vestida de pastor com uma ovelha de pelúcia no braço e um cajado no outro e outro vestido de outra profissão- estudante, administrador)

Pastor: Bom dia amigo!
P2: Bom dia!
Pastor: Como vão as coisas?
P2: Muito bem, sabe amigo eu queria mesmo te encontrar. Queria entender melhor sua vida de pastor.
Pastor: Mas por que essa curiosidade agora?
P2:Eu trabalho arduamente o dia todo e vejo você pra cima e pra baixo com essas ovelhas. Parece tão fácil.
Pastor: Você que pensa. Esse é um trabalho difícil como o seu. Preciso escolher os melhores pastos, observar se nenhuma está ferida. Estar atento senão o lobo aparece, não posso nem piscar os olhos.
P2: Que valor tem isso? Elas nem falam com você.
Pastor: Errou de novo. Conheço cada uma pelo nome. Elas reconhecem minha voz. Quando precisam de mim, berram me chamando. Eu dou minha vida por elas e elas ganham vida em mim.
P2: então se parece com o que Jesus faz por nós?
Pastor: Explique melhor.
P2: Imagine que você é Jesus. As ovelhas somos nós. Jesus sempre procura o melhor caminho pra nós. Ele nos ama a cada um e de maneira especial. Ele nos conhece, nos chama pelo nome, nos protege do pecado que se parece com esse lobo querendo nos devorar.
Pastor: E quando precisamos é só chamar que ele nos atende, consola, conforta. Assim como as ovelhas me ouvem e obedecem, nós devemos ouvir a voz de Jesus e obedecer ao seu chamado. Devemos fazer aquilo que ele nos pede. Amar o próximo como a nós mesmos.

sábado, 6 de abril de 2013

Teatro - A Verdadeira Páscoa


Esta história aconteceu às vésperas do dia da Páscoa, tudo porque dois símbolos da Páscoa resolveram se achar grandes e poderosos demais. Vamos ver!

COELHO: Ora, amigo ovo de chocolate, a Páscoa sem mim não vale nada! Eu sou a Páscoa! Sem mim as crianças não tem Páscoa. Tudo fica sem graça...

OVO: Mas você é mesmo muito vaidoso! Vaidoso e burro! Responda-me: o que as pessoas compram pra dar na Páscoa? Claro que é ovo de chocolate. Às vezes compram um ou outro coelhinho de pelúcia ou chocolate. Mas, eu sou o campeão nas vendas. Ovos coloridos, recheados... Eu sou muito mais Páscoa que você!

COELHO: Aí que você se engana seu ovinho mixuruca! Quando você aparece nas propagandas de Tv eu sempre apareço junto, como se fosse eu que o levasse, o que é muito estranho, pois tem criança achando que coelho bota ovo. Isso é muito desconcertante! Outro dia foi uma luta explicar para o Luisinho que "Coelho e ovo" andam juntos só por simbolizarem a mesma coisa.

OVO: É nisso você tem razão: nós dois estamos na frente nessa época da Páscoa. Não tem ovo sem coelho e nem coelho sem ovo. Então proponho um acordo, porque tem muita gente ganhando dinheiro as nossas custas e para nós dois não sobra nada, nadica de nada! Vamos nos unir e cobrar das televisões, das fábricas de chocolate, todas as vezes que nos usarem! Nós vamos ficar bilionários.

COELHO: É mesmo, senhor ovo, estou até precisando de algum trocado, Ih, mas olha só quem está chegando...são os outros símbolos da Páscoa.

(O GIRASSOL VAI A FRENTE E FALA)

GIRASSOL: Que absurdo, dois símbolos tão conhecidos esquecendo que o mais importante da Páscoa é Jesus. E tem mais: desmoralizando a todos nós!

PEIXE: Precisamos dar um jeito nesses dois e fazê-los entender o que é a Páscoa!

VELA: onde já se viu tanta vaidade! Tão egoístas, preocupados só em tirar proveito da situação. Isso me deixa muito triste!!!

CORDEIRO: Olhe como é feio, amiguinhos, a gente se esquecer da nossa missão. O ovo e o coelho deixaram que o comércio, as fábricas de chocolate, o dinheiro, fizessem deles um vazio.

GIRASSOL: Esqueceram-se que só existem para mostrar a vida de Jesus que venceu a cruz e a morte. Assim como o pintinho que sai do ovo, é vida que sai de um lugar fechadinho.

VELA: E o coelho, com aquele tanto de filhotinhos que em cada ninhada, mostra como o povo de Deus cresce com a vida nova de Jesus. Que pena que eles se esqueceram de tudo isso. Ah, eu que sou luz queria tanto ajudá-los, parece que eles estão cegos!

PEIXE: É mesmo, parece que não entendem mais nada. Precisamos fazer alguma coisa.

CORDEIRO: Mas como? Ah, e se promovermos no ovo e no coelho a conversão?

VELA: Isto é, a mudança de atitude, para que celebrem a Páscoa verdadeira!

TODOS: Yes!!! (BATEM AS MÃOS E COMEMORAM). NISSO ENTRA O OVO E O COELHO CONTANDO DINHEIRO E CANTANDO:

OVO: Coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?

COELHO: Dinheiro no bolso e cheques sem fim!

(GIRASSOL ENTRA NO MEIO DOS DOIS)

GIRASSOL: Olá amiguinhos, como vocês estão?

COELHO: Estava ótimo, mas agora piorou! he gentalha!!! (FALA PARA OVO) Lá vem o primo pobre!

OVO: Nós estamos bem, só que agora estamos muito ocupados, ocupados em ganhar dinheiro. Ninguém vai nos segurar!

GIRASSOL: Venham amigos, agora! (OS OUTROS SÍMBOLOS ENTRAM E CERCAM OS DOIS)

OVO E COELHO: Mas o que é isso?

PEIXE: Nós queremos conversar um pouquinho para que vocês entendam uma coisa: queremos que nos escutem!

VELA: Vocês esqueceram o verdadeiro sentido da Páscoa?

CORDEIRO: Vocês não lembram que antes de Jesus ressuscitar, nós todos vivíamos como que presos na escuridão? Longe da luz de Deus e não éramos amigos uns dos outros?

GIRASSOL: A Páscoa que eu experimentei, me fez ser alegre, amigo de todos. Não se lembram do sacrifício de Jesus para que fossemos bons e celebrássemos a vida? Como puderam se esquecer?

COELHO (entristecido e envergonhado) - É eu estou me lembrando... um dia eu também experimentei a vida nova da Páscoa de Jesus!

CORDEIRO: Ë, você experimentou, mas é preciso renovar esse compromisso com Jesus! A Páscoa que celebramos todos os anos vem nos alertar sobre isso.

OVO: É muito bonito tudo isso que vocês falaram, mas não é vocês que passam pelo massacre do Comércio, da televisão, que abusam de nós, nos fazendo quase esquecer da vida nova. É muito difícil resistir às tentações do dinheiro, da vaidade, do chocolate...

GIRASSOL: Mas quem disse que viver a Páscoa é fácil? Vocês esqueceram que Jesus, para ressuscitar, primeiro passou pela cruz e pelo sofrimento?. E assim ele provou que é o filho de Deus, o Salvador. Ele é a verdadeira Páscoa, e Ele deve ser o maior sinal de mudança em nossa vida!

PEIXE: É isso mesmo, vocês precisam se desapegar de todas as seduções que não levam para o caminho de Deus.

COELHO: É, mas pra isso precisaremos de muita ajuda. Quem poderá nos ajudar?

OVO: Hei! (olhando para as crianças) Vocês podem nos ajudar? Vocês que ganharam ovos de Páscoa agora já sabem que essa comilança de chocolate não é a verdadeira Páscoa e vocês precisam nos ajudar a contar tudo isso para as pessoas.

CORDEIRO: É isso mesmo! Só Jesus é a verdadeira Páscoa! Nós que estamos aqui somos apenas os símbolos, os sinais, para que as pessoas entendam o que é a Páscoa.

COELHO: Ai me sinto renovado, ainda bem que meus amigos me mostraram a vida nova, por isso eu quero desejar a você uma Feliz Páscoa!!!


TODOS: FELIZ PÁSCOA!!!!!!!!

Fonte: http://blog.cancaonova.com/paisecatequistas/tag/teatro/

São Tarcísio - Festa 15 de Agosto


Nos primeiros séculos do cristianismo, os cristãos eram cruelmente perseguidos, presos e mortos, pelo
único motivo de professar a fé católica. A perseguição se tornou tão intensa que os cristãos passaram a fazer suas celebrações em locais subterrâneos, nas catacumbas.

Um dia, numa dessas celebrações, chegou um recado dos cristãos presos, dizendo que queriam comungar, a fim de ter forças para resistir ao martírio, previsto para dali a poucos dias.

O bispo perguntou quem tinha coragem de levar lá na cadeia a Eucaristia. Um menino, que estava se preparando para a primeira Comunhão, disse: “Eu levo”.

O bispo colocou então as hóstias consagradas numa pícside e deu ao garoto. Este a escondeu debaixo da sua jaqueta e ficou segurando.

Ao atravessar uma praça, um grupo de moleques o convidaram para brincar. Ele respondeu que logo voltaria e continuou caminhando. Os moleques não gostaram da recusa e começaram a atirar pedras nele. Quando o menino caiu ensanguentado, correram todos, como fazem os covardes.

Minutos depois, um soldado cristão, ao passar por ali, o conheceu. Pegou-o nos braços e o levou até a catacumba, onde os cristãos ainda estavam reunidos. O bispo pegou uma das Hóstia que ele trazia e lhe deu, dizendo: “Filho, você vai fazer agora a sua Primeira Comunhão!”

O menino comungou ainda consciente. Minutos depois morreu, com um sorriso nos lábios.

Esse menino é S. Tarcísio, chamado o padroeiro dos coroinhas. O fato aconteceu dia 15 de agosto do ano 258.

Na verdade, não há muita diferença entre S. Tarcísio e os cristãos e cristãs que comungam, em todos os tempos e lugares. Porque todos, de uma forma ou de outra, doam a sua vida pelo próximo, a exemplo de Jesus.

A Eucaristia é um alimento forte, tão forte que transforma a pessoa que o recebe. Qualquer alimento que recebemos, nós o transformamos em nós. Mas com o Corpo de Cristo acontece o contrário, nós é que nos transformamos nele.

Que Deus, pela intercessão de Maria Santíssima, nos dê duas graças: Que amemos mais a Eucaristia e que promovamos a vocação sacerdotal, pois sem padre não há Eucaristia

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Lição do Jardineiro


Um dia, um homem importante de uma grande empresa contratou, pelo telefone, um jardineiro autônomo para fazer a manutenção do seu jardim. 
Chegando em casa, o homem viu que estava contratando um garoto de apenas 15 ou 16 anos de idade. Contudo, como já estava contratado, ele pediu para que o garoto executasse o serviço.
Quando terminou, o garoto solicitou ao dono da casa permissão para utilizar o telefone e o executivo não pôde deixar de ouvir a conversa, pois estava em viva voz.
O garoto ligou para uma mulher e perguntou: “A senhora está precisando de um jardineiro?”.
“Não. Eu já tenho um”, foi à resposta.
“Mas, além de aparar a grama, frisou o garoto, eu também tiro o lixo”.
“Nada demais, retrucou à senhora, do outro lado da linha. O meu jardineiro também faz isso”.
O garoto insistiu: “eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço”.
“O meu jardineiro também, tornou a falar a senhora”.
“Eu faço a programação de atendimento, o mais rápido possível”.
“Bom, o meu jardineiro também me atende prontamente. Nunca me deixa esperando. Nunca se atrasa”.
Numa última tentativa, o menino arriscou: “o meu preço é um dos melhores”.
“Não”, disse firme a voz ao telefone. “Muito obrigado! O preço do meu jardineiro também é muito bom”.
Desligado o telefone, o executivo disse ao jardineiro: “Meu rapaz, você perdeu um cliente”.
“Claro que não”, respondeu rápido. “Eu sou o jardineiro dela. Fiz isto apenas para medir o quanto ela estava satisfeita comigo...”.

E dessa pequena história podemos fazer nossa reflexão:
Será que nós temos coragem de perguntar para o nosso Deus a qualidade de ser humano que somos?
E, se fizéssemos, qual seria o resultado? Será que alcançaríamos o grau de satisfação do pequeno jardineiro?
Será que temos, sempre em tempo oportuno e preciso, aparando as arestas dos azedumes e dos pequenos mal-entendidos que cometemos em nossa vida?
Estamos permitindo que se acumule o lixo das mágoas e da indiferença nos canteiros onde deveriam se concentrar as flores da afeição mais pura?
Pois, criança, Deus espera muito de todos nós, que sejamos assim, como esse jardineiro, pessoas de qualidade para o nosso Deus.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Páscoa - Ressurreição



"Eu subo para meu Pai e vosso Pai,
para meu Deus e vosso Deus. "
Terça - feira da Oitava de Páscoa